Meeke entre o ataque e a estratégia para vencer o Vodafone Rally de Portugal

Kris Meeke aproveitou o terceiro dia de competição do Vodafone Rally de Portugal para consolidar a sua liderança e ganhar uma margem suficiente que lhe garanta a vitória na 50ª edição da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal. O piloto da Citroën chegou ao fim da etapa em primeiro com 45,3s a menos do que Sébastien Ogier (Volkswagen). Andreas Mikkelsen, também Volkswagen, garantiu o terceiro lugar e ainda sonha em passar o seu companheiro de equipa amanhã.

Durante a primeira secção de sábado, Meeke foi imperial. Décimo na estrada, tirou partido dessa situação para vencer as três especiais. Com uma vantagem superior a um minuto, mudou de táctica e entrou em modo de gestão durante a tarde.

Aí, o interesse passou para a luta pelos restantes lugares do pódio. Quarto ao início do dia, Andreas Mikkelsen aproveitou as mudanças feitas no Polo WRC na véspera e atacou o terceiro posto, então ocupado por Sordo (Hyundai). Quando passou o espanhol não baixou o ritmo e foi em busca da posição de Ogier. E esteve perto. À partida para o último troço do dia – Amarante 2 – ambos estavam separados por meio segundo. Foi então que Ogier disse basta e ganhou essa classificativa para se afastar um pouco de Mikkelsen. São, agora, 3,1 segundos de diferença entre segundo e terceiro classificados.

Dani Sordo começou o dia em terceiro e terminou em quarto pois nunca conseguiu atingir os níveis de competitividade do dia anterior, enquanto Éric Camilli (Ford) manteve a consistência ao longo da etapa e prepara-se para terminar entre os cinco primeiros, naquele que será o seu melhor resultado no WRC.

Jari-Matti Latvala, que é sexto, passou o dia a fazer testes com o Polo WRC depois do tempo perdido na véspera e Mads Ostberg (Ford) perdeu bastante tempo durante a manhã porque ficou sem tracção traseira no Fiesta WRC da M-Sport.