João Barros vence o Rali de Castelo Branco

João Barros foi o grande vencedor do Rali de Castelo Branco. Numa prova emocionante até ao derradeiro quilómetro, o piloto do Ford Fiesta R5 bateu José Pedro Fontes (Citroën DS3 R5) por 6,3 segundos e garantiu o lugar mais alto do pódio na jornada do campeonato organizada pela Escuderia Castelo Branco. Miguel Campos, em Skoda Fabia R5, foi o terceiro melhor. Ficou a 31 segundos de João Barros.

Ao longo de dois dias, Castelo Branco foi o epicentro dos ralis em Portugal. Ontem realizaram-se três classificativas, uma das quais foi a super-especial noturna em plena cidade que teve uma verdadeira multidão a assistir. José Pedro Fontes entrou mais forte e chegou ao final da primeira etapa na liderança da competição. Para hoje, a Escuderia tinha delineado um itinerário com duas rondas de três troços cada.

O campeão nacional em título arrancou para a secção da manhã com 10,9 segundos e chegou à assistência intermédia com uma diferença ligeiramente superior para João Barros, que era segundo. Nada estava decidido e na tentativa de segurar a liderança, José Pedro Fontes fez um pião logo no início da primeira classificativa da tarde. Perdeu cerca de 20 segundos e João Barros ascendeu ao comando da classificação geral. Os dois partiram para um duelo frenético nas derradeiras duas classificativas e o piloto do Ford Fiesta R5 foi quem levou a melhor.

Os três primeiros em discurso directo

João Barros

“Desde o princípio que sabia que havia três pilotos que condições para vencer: Eu, o Fontes e o Campos. Acabei por ser eu e o José Pedro a discutir o rali até ao derradeiro troço. Ele deu-me uma grande luta. Tinha a noção que um erro ditaria a vitória no Rali de Castelo Branco e acabou por pender para o meu lado. Esta é uma prova muito bonita de que eu gosto bastante. A luta foi espectacular porque nos fez andar sempre no limite.”

José Pedro Fontes

“Na primeira curva da oitava especial do rali fiz um pião. Foi um erro meu. Sabia que tinha de dar o máximo e acabei por ultrapassar os limites. Mas o resultado foi bom para o campeonato. Quero dar os parabéns ao João (Barros) porque foi um justo vencedor.”

Miguel Campos

“De manhã fiz alterações que resultaram e que melhoraram o carro. À tarde voltámos a mexer e fazer pequenas mudanças. Mas não foram positivas e como não era possível sermos tão rápidos optámos por gerir o terceiro lugar. Nas zonas mais encadeadas não conseguimos acompanhar o Citroën e o Ford.”