Estrelas Europeias prontas para o espectacular Azores Airlines Rallye

Arranca em São Miguel, a maior ilha do arquipélago atlântico, de 2 a 4 de junho, o Azores Airlines Rallye, até agora SATA Rallye Açores. Apesar do nome da prova ter mudado, o desafio das deslumbrantes etapas permanece inalterado, com 16 provas especiais que vão atravessar as paisagens fascinantes e exuberantes da ilha, durante os próximos três dias, num total de 215,53 quilómetros.

Caracterizado pelas suas estreitas e ondulantes estradas em pisos de terra, o traçado das etapas tem muitas vezes a largura de um automóvel, o que implica que não há margem para qualquer tipo de erro, especialmente no fabuloso troço das Sete Cidades. Situado na zona noroeste da ilha, este inclui uma passagem no topo da cratera de um vulcão que hoje é uma famosa lagoa. Com sol agora e aguaceiros e nevoeiro logo a seguir, a meteorologia instável é um factor a ter sempre em conta. Apesar de a prova estar classificada como sendo de terra, onze por cento da sua extensão é disputada em estradas de asfalto.

Com início em 1965, este rali foi pela primeira vez incluído no calendário do então ERC em 1992, sendo que em 2013 se juntou à liga dos melhores. A prova deste ano, a 51.ª, inclui nada mais, nada menos do que 27 dos melhores carros da gama R5, aliados a um forte contingente do FIA ERC Junior Championship, para o qual o Azores Airlines Rallye conta como segunda prova da época.

A seguir à espectacular City Show de quarta-feira, uma prova citadina que decorre ao longo da avenida marginal de Ponta Delgada, a verdadeira competição começa às 10h03 (hora local) de quinta – feira, 02 de Junho, com a prova de qualificação. Nesta, os 15 condutores mais rápidos escolhem a sua posição de saída para a etapa inicial com 4 provas especiais, que se inicia às 15h00 do mesmo dia.

Na sexta – feira, existem 6 provas especiais que incluem 2 passagens nas Sete Cidades. O rali termina no sábado à noite, no final de seis provas especiais, sendo que a cerimónia do pódio está marcada para as 19h10.